Estrutura da Segurança Pública de Rondônia tem avançado com ações definidas pelo governador Marcos Rocha

Governador Marcos Rocha consolida avanços na Segurança Pública, com investimentos e operações integradas

  • Os avanços significativos na área da segurança pública de Rondônia são reflexos positivos de  investimentos contínuos, integração entre as forças de segurança e políticas públicas voltadas à prevenção da violência. As ações implementadas pelo governo do estado, Marcos Rocha, têm contribuído diretamente para a redução dos índices de criminalidade em todo o estado.

Somente em 2025, sob a liderança do gestor que conhece o setor por ser coronel da Polícia Militar, houve investimentos inéditos em tecnologia, estrutura e capacitação das forças de segurança, contando com integração em diversas operações.

Novas viaturas reforçam as ações das forças policiais do estado

Entre outros destaques, novas viaturas, armamentos modernos, equipamentos de proteção individual e reforço em unidades especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core). O governador destaca que o fortalecimento estrutural ampliou a capacidade de resposta das forças, devolvendo autoestima e valorização aos profissionais que estão na linha de frente.

INDICADORES

Os resultados aparecem de forma clara quando se analisam os indicadores de 2025 em comparação com 2024 (janeiro a dezembro) levantados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). No relatório, são apontadas várias quedas expressivas de crimes em todo o estado:

Roubos a pessoas (-37%);

Roubos de veículos (-53%);

Roubos a residências (-41%); e

Furtos consumados (-11%).

Outros dados inseridos nesse contexto reforçam a garantia da vida e do bem-estar do cidadão. Entre eles, destaca-se a redução dos latrocínios, que passaram de 10 casos em 2024 para 5 em 2025; as tentativas de homicídio também apresentaram queda, saindo de 780 registros para 661 casos no mesmo período.

Segundo a Sesdec, esses números contribuem para milhares de famílias e empreendedores que dependem de acompanhar este cenário. Assim, a redução entende-se que não foi fruto do acaso, mas de uma política de segurança pública coordenada, com presença ostensiva, inteligência e ações integradas, conduzidas sob a gestão direta do governador.

OPERAÇÕES

As grandes operações também se tornaram símbolo da gestão de Marcos Rocha, com a atuação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil e órgãos de inteligência resultou em recordes históricos, como a apreensão de aproximadamente 12,5 toneladas de drogas em 2025. Operações como a “Fecha Boca” desarticularam facções, fecharam pontos de tráfico e enfraqueceram o crime organizado, especialmente em regiões estratégicas e de fronteira.

E para projetar Rondônia ainda mais no cenário nacional, houve ainda o desempenho da Delegacia de Homicídios, que alcançou 92% de elucidação dos crimes, colocando o estado entre os melhores do país. Mesmo com oscilações pontuais em crimes violentos, o fortalecimento da investigação, da perícia e da integração com órgãos de fiscalização e do Judiciário mostrou que o governo Marcos Rocha buscou por justiça, respostas rápidas e respeito às vítimas.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima